Três décadas de Amazônia retradas em exposição fotográfica

Mostra do fotógrafo Paulo Santos chega a Brasília, no Museu Nacional da República

MÊS DA FOTOGRAFIA 2012

Centro Oeste: o homem, a cultura e o meio

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

Visite nossas galerias virtuais

PROJETOS CULTURAIS

Consultoria e execução de exposições, publicações e projetos culturais

FOTOBARRAGEM FEVEREIRO

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FOTOBARRAGEM "A FESTA"

2011 está terminando... Dezembro é tempo de confraternização, festas e muitos votos de um Natal Feliz e um próximo ano com mais amor, paz, saúde, solidariedade, humanidade, e claro, muita fotografia.

E no Fotobarragem não vai ser diferente. No dia 08/12 vamos comemorar o ano que passou e tudo de melhor que realizamos... e brindar 2012 que vem chegando com força total.

Oficialmente não teremos as projeções como nos encontros anteriores, mas o que seria do Fotobarragem sem as nossas animadíssimas projeções?! Então, para quem quiser levar fotos, o projetor estará aberto.

Vamos ter também o FOTOAMIGO, um amigo oculto diferente, onde o presente será uma fotografia 20x30 cm. Então não esqueça de levar a sua!!!! O sorteio dos amigos vai começar as 22h30.

E ainda, sorteio de impressões fine-art oferecido pela Galeria Ponto.

Para animar a noite, vamos ter a participação do cantor Ricardo Miguel e Banda tocando pop rock nacional e internacional, e em seguida nosso amigo Joédson Alves assume o som com as melhores trilhas do Fotobarragem 2011.

NÃO PERCAM!!!!!

Serviço:
Fotobarragem "A Festa"
Data: 08/12/2011
Horário: 20h
Local: Churrascaria Paranoá (Barragem do Paranoá)
Informações: (61) 8228-8023 / 3963-5119 - Carol Peres

** O local só aceita pagamento em dinheiro ou cheque.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Olhar goiano no Fotobarragem de Novembro

O Fotobarragem deste mês, que acontece hoje (24/11), a partir das 19hs, apresenta na projeção on-line o olhar de oito fotógrafos goianos, que integram o fotoclube Clube da Objetiva.

Foto de Augusto Motta, do Clube da Objetiva.
Ana Paula Arruda, Augusto Motta, Eder Baltazar, Gilberto Rodrigues, Paulo Fonseca, Roberto Azem, Rosary Esteves e Raquel Esteves, mostram temas variados como natureza, retratos e arquitetura. O Clube da Objetiva foi fundado em dezembro de 1970, com a finalidade de promover e difundir a Arte Fotográfica na capital goiana.

Jogos indígenas pelas lentes de Eraldo Peres.

Estão confirmados também, para esta edição, os fotógrafos Olivier Boels, que irá projetar o curta metragem Cinzas Sagradas na Era de Kali,  que segundo o autor , é “um híbrido de fotografia, vídeo e etnografia"; Eraldo Peres, da Photo Agência, que apresenta trabalho recente da cobertura dos Jogos Indígenas, realizados no início de novembro na Ilha de Porto Real, estado do Tocantins; e André Dusek e Beto Barata, do jornal O Estado de São Paulo, que apresentam o registro de dois momentos dos índios Zoés, na região do Rio Cuminapanema, no norte do Pará.

Índio Zoé. Foto de André Dusek.

Serviço
Fotobarragem - Novembro
Data: 24/11/2011
Horário: a partir das 19h
Local: Churrascaria Paranoá (Barragem do Paranoá)
Informações: (61) 3963-5119 / 8228-8023 - Carol Peres

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Etnofotografia presente no Fotobarragem

No próximo dia 24 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h, será realizada mais uma edição do FotoBarragem - A fotografia no patrimônio de Brasília.

O encontro de fotógrafos, profissionais e amadores, artistas, agitadores e a comunidade de Brasília,  acontece sempre na última quinta-feira do mês, na Churrascaria da Barragem do Paranoá, uma simpática construção da época da fundação da cidade e dos tempos de JK.

Nessa edição, o evento recebe o Clube da Objetiva, fotoclube goiano que, sob a coordenação da fotógrafa Rosary Esteves, realizará a projeção on-line. Também estão confirmados os fotógrafos Olivier Boels, Eraldo Peres, André Dusek e Beto Barata.



Cena do documentário de Olivier Boels

Olivier traz ao público o documentário Cinzas Sagradas na Era de Kali,  que segundo o autor , é “um híbrido de fotografia, vídeo e etnografia".  O curta-metragem apresenta a pesquisa da parceria Etnofoco com os ascetas hindus heterodoxos, os dissidentes sadhus nagas e aghoris.

Eraldo Peres, da Photo Agência, apresenta trabalho recente da cobertura dos Jogos Indígenas, realizados no início de novembro na Ilha de Porto Real, estado do Tocantins.



Cacique Rikibaktsa durante Jogos Indigenas

Os fotojornalistas André Dusek e Beto Barata, do jornal O Estado de São Paulo, apresentam o registro de dois momentos dos índios Zoés, na região do Rio Cuminapanema, no norte do Pará.  Os índios Zoés foram contatados pela primeira vez em 1982 por missionários evangélicos americanos chamados de Nova Tribos, sem autorização da Fundação Nacional do Índio. 

Em 1989 a FUNAI decidiu contatar a tribo oficialmente, devido a um surto de doenças em decorrência do contato com os missionários brancos. Comandados pelo sertanista Sydney Possuelo, médicos da fundação e os jornalistas Eliana Lucena e André Dusek passaram uma semana com os índios.


Índio Zoé em foto histórica de André Dusek

Vinte anos depois o jornal O Estado de São Paulo voltou à aldeia dos Zoés com os jornalistas Felipe Recondo e Beto Barata, durante visita oficial do ministro da justiça Tarso Genro. 



Serviço
Fotobarragem - Novembro
Data: 24/11/2011
Horário: a partir das 19h
Local: Churrascaria Paranoá (Barragem do Paranoá)
Informações: (61) 3963-5119 / 8228-8023 - Carol Peres

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Exposição "FÉsta Brasileira" no 4º Salão Internacional do Artesanato

Passeio pelo registro das cores


(Rome Feiras)
Fotógrafo Eraldo Peres traz - para o 4º Salão Internacional do Artesanato - variadas fotos tiradas, ao longo de dez anos, das festas do folclore nacional

Um olho nas cores das festas e outro na luz da fé. É com esta visão crítica que o fotógrafo brasiliense Eraldo Peres busca desvelar os sentidos da religiosidade brasileira e suas manifestações na exposição fotográfica “FÉsta Brasileira – Folias Romarias e Congadas”. A mostra estará aberta ao público de 2 a 6 de novembro, das 11h às 22h, paralelamente às outras atividades que serão realizadas durante o 4º Salão Internacional do Artesanato.

O trabalho original rene mais de dez mil imagens produzidas e cerca de 200 festas catalogadas durante doze anos de dedicação. Na exposição, o público poderá conferir 40 peças separadas criteriosamente. “Elas revelam muito mais que a atenção e o treino do olho para captar manifestações da cultura popular. Revelam também o convívio com esses valores, o desejo de guardar, de não deixar que se percam totalmente festas tão belas e tão carregadas de sentidos”, avalia o fotógrafo.

Segundo ele, as representações folclóricas estão fadadas ao desaparecimento. Por isso, seus registros tornam-se importantes para a posteridade, tanto para aqueles que estudarão sobre o tema, quanto para as pessoas que desejarem relembrar alguns momentos históricos. “Brincantes, foliões e devotos, que assim verão seu saber e suas práticas lúdicas e religiosas valorizadas e equiparadas à categoria de arte e documentadas enquanto patrimônio cultural imaterial”, afirma Peres.

Além da exposição, o fotógrafo usa o livro, homônimo, para divulgar seu trabalho. A obra reúne 160 fotos, além de textos do sociólogo e pesquisador na área de cultura popular, Clóvis Britto; e da jornalista Carol Peres, filha do autor. O fotógrafo revela que 80% do trabalho foi feito através de uma câmera analógica – aquelas que usavam filmes com quantidade limitada de poses - e só os 20% restantes com aparelho digital.

“FÉsta Brasileira é a síntese de um período de contemplação e vivência com homens, mulheres e crianças que carregam em seus corações a pureza  da fé e o calor das festas populares. É o meu testemunho, a minha (foto)grafia sobre este universo cultural que escolhi pesquisar e compreender”, considera o idealizador.

O Salão - Paralela à exposição e comercialização de produtos, serão realizadas ainda oficinas, mostra fotográfica e atividades culturais, garantindo assim a participação efetiva da comunidade. Além disso, o evento será embalado pelo som de artistas de renome nacional como Guilherme Arantes (3/11), Luciana Melo (4/11) e Móveis Coloniais de Acaju (5/11).

A quarta edição do evento deverá reunir mais de 600 expositores e um pblico estimado em 100 mil pessoas. A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), na capital federal, sempre das 11h às 22h. A entrada é franca até às 16h. Depois deste horário, o valor da entrada é de R$ 10 e R$ 5 (meia).

O 4 Salão Internacional do Artesanato é promovido pela Rome Feiras & Promoções, com o patrocínio da Secretaria de Trabalho do Governo do Distrito Federal, Petrobrás, Sebrae Nacional, Correios e Programa do Artesanato Brasileiro - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Informações: (61) 3225-0161 / www.rome.com.br

Conexão fotógrafos do Pará e de Brasília

Fotógrafos do Pará na tela e a conexão com Brasília

Mais uma edição do Fotobarragem na Churrascaria Paranoá e a primeira edição do Fotoamazônia em Belém. Conexão entre as duas cidades, encontro de fotógrafos em uma noite de projeções, troca de experiências e muitos risos.

Na projeção on-line, participaram seis fotógrafos paraenses, profissionais e amadores. Paulo Santos, Ana Morkazel, Carlos Barreto, JM Conduru, Lucivaldo Sena e Raimundo Paccó, que apresentaram seus olhares sobre a Amazônia Brasileira. Em Brasília, 13 fotógrafos apresentaram seus trabalhos.

O Fotoamazônia fez sua primeira apresentação. Coordenado pelo fotógrafo Paulo Santos, membro da Lente Cultural, o evento nasce inspirado no FotoBarragem e, como acontece aqui, pretende ser uma espaço difusão da fotografia e ponto de encontro dos fotógrafos, profissionais, amadores, amantes e apaixonados pela arte fotográfica.

Cada um com suas caracteristicas regionais, o FotoBarragem e o Fotoamazônia atuam para manter a conexão entre as duas cidades e para proporcionar que fotógrafos profissionais, amadores e os amantes das artes possam se reunir, apresentar os seus trabalhos e trocar idéias sobre a fotografia.

Em novembro o evento acontece no dia 24/11, a partir das 19h, na churrascaria da barragem do Paranoá. Em Belém o local ainda será definido.

Abaixo alguns momentos do FotoBarragem de Outubro.

FotoBarragem no coração

Preparando as projeções

Preparando os corações

Entre fotos e histórias

Com os fotógrafos do Pará na tela

Durante projeção dos paraenses

Olhos de Luz

Olhando por fora

Na noite

Para o Paccó

Cleber Medeiros mandando ver

Oferta da casa

Para Paccó 2

Curtição

Wenderson Araújo, Angola na tela

Caucáia news, the man
Play ground

Sorteado

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Olhar paraense no Fotobarragem de Outubro

Hoje, 27/10, a partir das 19hs acontece mais uma edição do Fotobarragem na Churrascaria Paranoá, em Brasília/DF, e a primeira edição do Fotoamazônia em Belém/PA, na loja da Sol Informática (Doca). Tanto em Brasília quanto em Belém, o Fotobarragem/Fotoamazônia é um encontro de fotógrafos para apreciar, discutir e difundir a arte fotográfica nos seus mais variados formatos. Todos podem participar, basta levar o seu pendrive com 15 a 20 fotos, multimídia ou video, e projetar!

A projeção on-line, que faz a conexão dos dois encontros, através de videoconferência, apresenta trabalhos de seis fotógrafos do Pará, entre eles, o membro da Lente Cultural em Belém, Paulo Santos. Abaixo, Paulo  apresenta os convidados para a projeção on-line, a excessão do convidado Carlos Barreto, o qual é apresentado pelo jornalista Paulo Silber. 


Ana Mokarzel

   
  No torpor da noite, o bronze da luz se dilui com as imagens. Neste tempo pouco, o michê flerta com seu próximo segundo, tentando seduzir mais um cliente. O brilho do carro, noir, remete a tempos passados, ou quem sabe cria memórias ao fecundar o presente. 
  A fotógrafa Ana Mokarzel, administradora por formação, consultora respeitada na área de recursos humanos, reencontra a fotografia, que conheceu ainda criança. A lembrança do pai lhe vem à memória. Ele ensinou as primeiras lições da escrita com a luz, como um mestre que segura a mão do discípulo no capricho das letras. O envolvimento foi inevitável. Ana passou a se dedicar cada vez mais à fotografia e, sem abandonar o trabalho original, agrega este novo universo a ele. Dinâmica, não se permite limites. Curiosa com a nova janela aberta, Ana se debruça e cai, como Alice no País das Maravilhas. E nos convida a viagens por mundos esquecidos e imaginários repletos de personagens instigantes que poucas pessoas sabem perceber. 

Paccó



  O fotógrafo Raimundo Paccó é conhecido dos consumidores de imagens e notícias. Talhado no front do fotojornalismo, Paccó conheceu o mundo trabalhando para jornais como Correio Braziliense, Folha de São Paulo, entre tantos outros. Um trabalho voltado à documentação, cobertura diária. Companheiro em grandes reportagens, como assassinato de Dorothy Stang ou o massacre dos garimpeiros pelos índios Cinta-Larga em Rondônia - ambos tão simbólicos para Amazônia.
   Mas outro Paccó dentro do mesmo fotógrafo. Em pequeníssimo ensaio, aqui ele se permite um olhar menos tensionado pelo tempo, contemplativo, alheio à produção do chamado hard news jornalístico.Como barco ao largo da cidade, flanando pelos rios, ele transita. Um caminho de luzes trilhado por onde o fotógrafo passa, passa e vê. O movimento das cores nas velhas e sólidas construções estáticas. História que se confunde com cenários cenográficos, vermelho tungstênio marcado nas pedras do forte. E a lua, que ele não mostrou naquele dia, mas guardou na retina.

 
Lucivaldo Sena


   Militante dos movimentos sociais, o fotógrafo Lucivaldo Sena construiu seu início profissional participando e documentando as manifestações populares. A fotografia como ferramenta de denúncia era seu instrumento, no corpo a corpo social. 
   Ele amadurece na infantaria dessas batalhas e, com linguagem própria, técnica precisa e talento consumado, se profissionaliza, publicando trabalhos nos principais jornais e revistas do Brasil, como O Estado de São Paulo, revista Exame, portal Uol, além das agências noticiosas nacionais e internacionais. como AP, Reuters e AFP. Nesta corrida edição do Lucivaldo, uma inesquecível imagem noturna: o cocar com fogos ao fundo. Símbolos que se confundem, que se completam, que se agridem e acariciam. A descoberta, pelos olhos sensíveis, de um veio de possibilidades que dá à fotografia a riqueza que produz encantamento e verdade.
Carlos Barreto



   Carlos Barreto é médico. Sua especialidade: intensivista. Trata-se do camarada encarregado de manter acesa a linda da vida quando ela ameaça apagar-se. Para profissionais do seu quilate, a precisão é imprescindível. Quem sabe tenha influência dessa rotina a característica mais expressiva das fotografias de Carlinhos: elas são geométricas, mas insinuantes. A exatidão, nessas imagens, é pervertida. A reta propõe a fuga dos olhos. A linha do horizonte ameaça uma rebeldia, assimilando personagens como num quebra-cabeça. É uma fotografia a ser desvendada. Como se o médico, preciso como deve ser, ressuscitasse no diagrama do olhar as suas mais estimulantes incertezas. Que são, na verdade, as inevitáveis imprecisões humanas.


Condurú




  JM Condurú é um cara difícil de editar. Ele consegue ser linear na competência. Recentemente, nos aproximamos por meio de Ana Mokarzel para a empreitada das projeções fotográficas, uma parceria perfeita. Juntamos a Lente Cultural de Brasília e Amazônia Fotoclube, o mais novo na cidade de Belém. Deu certo. O cara, conhecido gente boa, frequentador assíduo dos sábados na Sol, logo topou. Funcionou. Para selecionar suas imagens pesquisei em várias de suas galerias. Notei o olhar meticuloso, algumas vezes planejado. A viagem do Círio é fascinante. Tornar nova uma tradição que se sustenta diante dos olhos por mais de dois séculos não é para qualquer um. Parabéns, cara!


Serviço - Brasília
Fotobarragem - A Fotografia no Patrimônio Cultural de Brasília
Data: 27/10/2011
Hora: A partir das 19hs
Local: Churrascaria Paranoá - Barragem do Lago Paranoá
Informações: (61) 8228-8023 / 3963-5119

Serviço - Belém
Fotoamazônia
Data: 27/10/2011
Hora: A partir das 19hs
Local: Sol Informática (Doca)
Informações: (91) 8167-0855 / 8812-7444

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fotobarragem de Outubro - Conexão Brasília / Belém

O Fotobarragem de Outubro vem com uma grande novidade. A partir deste mês, o nosso encontro vai além das fronteiras candagas e se instala no Pará. Isso mesmo! A partir de outubro o Fotobarragem acontece também em Belém, com o nome Fotoamazônia e sob a coordenação do fotógrafo Paulo Santos, membro da Lente Cultural, em parceria com o Amazônia FotoClube e fotógrafos paraenses.

No próximo dia 27/10, as duas capitais se conectam, através da projeção on-line, apresentando o olhar de seis fotógrafos paraenses. Ana Morkazel, Carlos Barreto, JM Conduru, Lucivaldo Sena, Paulo Santos, e Raimundo Paccó, apresentam seus olhares sobre a Amazônia Brasileira.

Após a projeção on-line, os encontros continuam em cada cidade com as projeções locais. Tanto em Brasília quanto em Belém, o Fotobarragem/Fotoamazônia é um encontro de fotógrafos para apreciar, discutir e difundir a arte fotográfica nos seus mais variados formatos. Todos podem participar, basta levar o seu pendrive com 15 a 20 fotos, multimídia ou video, e projetar!

Não é fotógrafo? Tudo bem! O espaço é aberto para todos, profissionais, amadores, amantes e apaixonados pela fotografia. Leve sua arte, sua música, sua poesia, sua dança, sua presença...


Notívaga. Foto: Ana Morkazel

Mosqueiro. Foto: Carlos Barreto

Amanhecer. Foto: JM Conduru
Indígena. Foto: Lucivaldo Sena

A Lua. Foto: Raimundo Paccó


Conflitos. Foto: Paulo Santos

Serviço - Brasília
Fotobarragem - A Fotografia no Patrimônio Cultural de Brasília
Data: 27/10/2011
Hora: A partir das 19hs
Local: Churrascaria Paranoá - Barragem do Lago Paranoá
Informações: (61) 8228-8023 / 3963-5119

Serviço - Belém

Fotoamazônia
Data: 27/10/2011
Hora: A partir das 19hs
Local: Sol Informática (Doca)
Informações: (91) 8167-0855 / 8812-7444


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Encontro histórico e emoção no Fotobarragem

O Fotobarragem de setembro, realizado no dia 29/09, na Churrascaria Paranoá, teve uma presença muito especial para todos os participantes e fotógrafos de Brasília. O nosso querido José Varela, nos presenteou com sua presença após um período de ausência para tratamento de saúde.
Zuleika registra presença de José Varela e Joédson.

As projeções iniciaram com o fotógrafo brasiliense erradicado na Bahia, Lúcio Távora, que fez sua projeção on-line apresentando uma reportagem sobre os usuários de crack em Salvador. As imagens foram produzidas para o jornal A Tarde em 2009/2010.

Através do skype, o fotógrafo Lúcio conversa com os participantes.

O evento recebeu também, os Irmãos Cruz, Adauto, Antônio e José Cruz. Sempre envolvidos com a cobertura fotojornalistica do cenário e dos personagens políticos de Brasília e do Brasil, os irmãos fotógrafos apresentaram trechos de suas carreiras e trabalhos realizados para imprensa local e nacional, cada um com seu olhar e com suas peculiaridades.
Irmãos Cruz durante projeção.


Além desses, outros 13 fotógrafos, profissionais e amadores, proporcionaram aos mais de 60 participantes um passeio visual por temas como família, áfrica, casamentos, esportes e imagens 360º.


 




Leopoldo Silva e Beto Barata.

Joédson Alves e Alex Farias.

Adriano Gonçalves.

Confira todas as projeções.

O próximo Fotobarragem acontece no dia  27/10, a partir das 19h, na Churrascaria Paranoá, na Barragem do Lago Paranoá. Já está confirmada a participação on-line de um grupo de fotógrafos do Pará, coordenados pelo fotógrafo Paulo Santos, da Agência Interfoto. Mais informações com a Carol Peres no telefone (61) 8228-8023.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Irmãos Cruz no FotoBarragem

Novo cordeiro, foto de José Cruz durante protesto de índios em Brasília

O Clã Cruz, Adauto, Antonio e José Cruz, realizam participação histórica no FotoBarragem de setembro, na próxima quinta-feira, 29/9, às 20 hs, na Churrascaria da Barragem do Paranoá.

Os irmãos fotógrafos apresentam trechos de suas carreiras, com trabalhos realizados para o jornal Correio Braziliense, Radiobrás (Agência Brasil) e Agência Senado.

Adauto Cruz, carinhosamente chamado de "Meu Lindo"

 Adauto Cruz é hoje um dos pioneiros do Correio Braziliense ainda em ação. Testemunha da história política e jornalística de Brasília, viveu momentos importantes histórica da Capital, em governos militares, passando pela nova república e governo Collor.

Ex-presidente Collor dirigindo seu carro popular, foto de Adauto Cruz

Toninho e Zé Cruz, os mais jovens, registram a história atual da política brasileira, em trabalhos realizados para a Agência Brasil e para o Senado Federal.

São visões jornalísticas diversas, porém todas preservam os traços peculiares de cada um dos irmãos, a história e a vida dos Irmãos Cruz na imprensa brasiliense e do Brasil.
 
Serviço
Fotobarragem Setembro - Fotografia e vinil
Dia: 29/09
Horário: a partir das 19hs
Local: Churrascaria Paranoá (Barragem do Paranoá)
Informações: (61) 8228-8023

Este mês, além das fotografias 20x30 cm para o nosso foto varal, leve o seu vinil. Isso mesmo!!! Pegue aquele vinil antigo e vamos fazer a festa a moda antiga.
 
Projeções confirmadas: Irmãos Cruz, Jefferson Modesto, Alessandro Dantas, Paula Cinquetti e Luiz Alves.