segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Etnofotografia presente no Fotobarragem

No próximo dia 24 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h, será realizada mais uma edição do FotoBarragem - A fotografia no patrimônio de Brasília.

O encontro de fotógrafos, profissionais e amadores, artistas, agitadores e a comunidade de Brasília,  acontece sempre na última quinta-feira do mês, na Churrascaria da Barragem do Paranoá, uma simpática construção da época da fundação da cidade e dos tempos de JK.

Nessa edição, o evento recebe o Clube da Objetiva, fotoclube goiano que, sob a coordenação da fotógrafa Rosary Esteves, realizará a projeção on-line. Também estão confirmados os fotógrafos Olivier Boels, Eraldo Peres, André Dusek e Beto Barata.



Cena do documentário de Olivier Boels

Olivier traz ao público o documentário Cinzas Sagradas na Era de Kali,  que segundo o autor , é “um híbrido de fotografia, vídeo e etnografia".  O curta-metragem apresenta a pesquisa da parceria Etnofoco com os ascetas hindus heterodoxos, os dissidentes sadhus nagas e aghoris.

Eraldo Peres, da Photo Agência, apresenta trabalho recente da cobertura dos Jogos Indígenas, realizados no início de novembro na Ilha de Porto Real, estado do Tocantins.



Cacique Rikibaktsa durante Jogos Indigenas

Os fotojornalistas André Dusek e Beto Barata, do jornal O Estado de São Paulo, apresentam o registro de dois momentos dos índios Zoés, na região do Rio Cuminapanema, no norte do Pará.  Os índios Zoés foram contatados pela primeira vez em 1982 por missionários evangélicos americanos chamados de Nova Tribos, sem autorização da Fundação Nacional do Índio. 

Em 1989 a FUNAI decidiu contatar a tribo oficialmente, devido a um surto de doenças em decorrência do contato com os missionários brancos. Comandados pelo sertanista Sydney Possuelo, médicos da fundação e os jornalistas Eliana Lucena e André Dusek passaram uma semana com os índios.


Índio Zoé em foto histórica de André Dusek

Vinte anos depois o jornal O Estado de São Paulo voltou à aldeia dos Zoés com os jornalistas Felipe Recondo e Beto Barata, durante visita oficial do ministro da justiça Tarso Genro. 



Serviço
Fotobarragem - Novembro
Data: 24/11/2011
Horário: a partir das 19h
Local: Churrascaria Paranoá (Barragem do Paranoá)
Informações: (61) 3963-5119 / 8228-8023 - Carol Peres