quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Exposição "FÉsta Brasileira" no 4º Salão Internacional do Artesanato

Passeio pelo registro das cores


(Rome Feiras)
Fotógrafo Eraldo Peres traz - para o 4º Salão Internacional do Artesanato - variadas fotos tiradas, ao longo de dez anos, das festas do folclore nacional

Um olho nas cores das festas e outro na luz da fé. É com esta visão crítica que o fotógrafo brasiliense Eraldo Peres busca desvelar os sentidos da religiosidade brasileira e suas manifestações na exposição fotográfica “FÉsta Brasileira – Folias Romarias e Congadas”. A mostra estará aberta ao público de 2 a 6 de novembro, das 11h às 22h, paralelamente às outras atividades que serão realizadas durante o 4º Salão Internacional do Artesanato.

O trabalho original rene mais de dez mil imagens produzidas e cerca de 200 festas catalogadas durante doze anos de dedicação. Na exposição, o público poderá conferir 40 peças separadas criteriosamente. “Elas revelam muito mais que a atenção e o treino do olho para captar manifestações da cultura popular. Revelam também o convívio com esses valores, o desejo de guardar, de não deixar que se percam totalmente festas tão belas e tão carregadas de sentidos”, avalia o fotógrafo.

Segundo ele, as representações folclóricas estão fadadas ao desaparecimento. Por isso, seus registros tornam-se importantes para a posteridade, tanto para aqueles que estudarão sobre o tema, quanto para as pessoas que desejarem relembrar alguns momentos históricos. “Brincantes, foliões e devotos, que assim verão seu saber e suas práticas lúdicas e religiosas valorizadas e equiparadas à categoria de arte e documentadas enquanto patrimônio cultural imaterial”, afirma Peres.

Além da exposição, o fotógrafo usa o livro, homônimo, para divulgar seu trabalho. A obra reúne 160 fotos, além de textos do sociólogo e pesquisador na área de cultura popular, Clóvis Britto; e da jornalista Carol Peres, filha do autor. O fotógrafo revela que 80% do trabalho foi feito através de uma câmera analógica – aquelas que usavam filmes com quantidade limitada de poses - e só os 20% restantes com aparelho digital.

“FÉsta Brasileira é a síntese de um período de contemplação e vivência com homens, mulheres e crianças que carregam em seus corações a pureza  da fé e o calor das festas populares. É o meu testemunho, a minha (foto)grafia sobre este universo cultural que escolhi pesquisar e compreender”, considera o idealizador.

O Salão - Paralela à exposição e comercialização de produtos, serão realizadas ainda oficinas, mostra fotográfica e atividades culturais, garantindo assim a participação efetiva da comunidade. Além disso, o evento será embalado pelo som de artistas de renome nacional como Guilherme Arantes (3/11), Luciana Melo (4/11) e Móveis Coloniais de Acaju (5/11).

A quarta edição do evento deverá reunir mais de 600 expositores e um pblico estimado em 100 mil pessoas. A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), na capital federal, sempre das 11h às 22h. A entrada é franca até às 16h. Depois deste horário, o valor da entrada é de R$ 10 e R$ 5 (meia).

O 4 Salão Internacional do Artesanato é promovido pela Rome Feiras & Promoções, com o patrocínio da Secretaria de Trabalho do Governo do Distrito Federal, Petrobrás, Sebrae Nacional, Correios e Programa do Artesanato Brasileiro - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Informações: (61) 3225-0161 / www.rome.com.br