terça-feira, 19 de abril de 2011

Mostra de Teatro Brasília 51 anos

Brasília completa 51 anos no próximo dia 21 de abril. A programação do aniversário da capital federal, que começou em 2 e vai até 21 de abril, está recheada de atrações. Nesta terça-feira, dia 19, começa a Mostra de Teatro que vai até o dia 23 de abril e apresenta nove produções locais, nas salas de espetáculos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Todos os eventos têm entrada franca. (verificar classificação etárias das produções)

A peça “MalvaRosa”, com texto de Newton Moreno, abre a Mostra de Teatro no dia 19 de abril, às 21h, na Sala Martins Penna, com entrada franca. A direção é de Alice Stefânia e o elenco conta com Bernardo Côrtes, Caio Lins, Cleide Mendes, Diego Borges, Eros Bittencourt, Michello Santini, Ramayana Régi e Rita Cruz. Uma banda com quatro músicos acentua os tons ora narrativos ora dramáticos da peça. Os músicos são Fábio Miranda, Lucas Muniz, Káshi Melo e Maria Schramm.

O texto partiu de uma pesquisa de Newton Moreno sobre a orientação sexual com mulheres camponesas e lavradoras no interior de Pernambuco. Elas desconheciam seu corpo e sexualidade e se tornaram seres sem feminilidade. O embate entre o imaginário nordestino e o discurso limítrofe das sexualidades contemporâneas propõe uma reflexão que se enriqueceu sob a singela e firme direção.

A trama tem o caráter esclarecedor que ganha tom metalinguístico com o recurso do contador de histórias do Nordeste, que revela a ignorância que essas mulheres tinham de si mesmas e que se difundiu pelas comunidades.

Em meio à aridez sertaneja, dois corações florescem divididos por uma cerca. Amor, ignorância, preconceito e fé são alguns dos afetos que movem esta trama de Newton Moreno. MalvaRosa – texto premiado, também conhecido como Agreste – é um poema trágico bem brasileiro que flui por gêneros como o drama, a comédia e o épico. Dor e alegria, fé e desconsolo, choro e riso se tensionam na história, num jogo de contrastes e ambivalências que potencializam o impacto da peça.

Confira a programação de teatro do Aniversário de Brasília:

Dia 19 de abril – Terça-feira 
21h – MalvaRosa, na Sala Martins Penna.

Dia 20 de abril – Quarta-feira 
19h – As Idades da Loba – Ruth Guimarães, na Sala Martins Penna.
21h – As Pérolas de Berenice - Claúdio Falcão, na Sala Martins Penna.

Dia 21 de abril – Quinta-feira
17h – Os Buriti – O Marajá Sonhador, na Sala Martins Penna.
21h – Adeilton Lima – A Conferência, na Sala Martins Penna.

Dia 23 de abril – Sábado
14h - O Cano, Udi Grudi
17h - Brasília Ano I, Gisele Santoro
19h - Sexo aos 60 e outras mentiras - Alexandre Ribondi
21h – Grupo SeteBelos – Stand Up ao Quadrado, na Sala Martins Penna.

Dia 26 de abril - Terça
17h - Raízes - Daniela Amorim
21h - A Comédia como ela é, G7, na Sala Martins Penna

A grande festa de Aniversário de Brasília reúne cerca de 1.200 artistas. Este ano, os grandes atrativos são a valorização da produção cultural local e o investimento em atividades esportivas que têm como foco a candidatura da cidade como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. A programação completa está disponível no hotsite: http://www.brasilia51anos.df.gov.br

Transparência - A festa Brasília 51 anos faz parte das 13 metas anunciadas, na posse do secretário de Cultura, para o início da gestão da pasta.

Demonstra, também, a transparência na gestão e a participação ativa dos artistas no processo de construção da política cultural de Brasília. 
 
O resultado do edital de seleção dos artistas locais saiu no dia 11 e contemplou músicos, bandas, grupos de teatro, hip-hop, circo e cultura popular com residência comprovada no Distrito Federal.

________________________________________
Informações - Assessoria de Imprensa
Aniversário de Brasília 51 anos
Luis Flávio Luz: (61) 8484-3390 e 7815-5472 - Nextel ID 55* 97*1912