sexta-feira, 29 de abril de 2011

III Conferência de Cultura começa hoje no Museu Nacional

Construir a nova política cultural do Distrito Federal é o objetivo da Conferência que começa na próxima sexta , 29, no Museu Nacional, em Brasília, que conta em sua programação com shows de Mambembrincantes, Clube do Violeiro, ARUC, Ellen Oléria e Marafreboi e a posse dos 30 Conselhos Regionais de Cultura.


A Secretaria de Cultura do Distrito Federal realiza a III Conferência de Cultura nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio com o objetivo de apresentar e debater propostas de políticas públicas de cultura para 2012/2013. A abertura será na próxima sexta-feira, 29, às 18h, no Museu Nacional com a presença do secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e ciranda com Mambembrincantes.

No sábado, durante todo o dia, os 395 delegados eleitos nas Pré-Conferências se dividirão em quatro grupos de trabalho, um para cada eixo temático: Diversidade, Descentralização e Democratização; Economia da Cultura; Patrimônio Cultural e Arquitetura; e Formação e Intercâmbio Cultural. Cada grupo escolherá cinco propostas para levar à Plenária Final.
Ao final dos trabalhos, três shows descontrai os delegados e o público em geral: a roda de viola do Clube do Violeiro, às 19h, a batucada em ritmo de samba da ARUC, às 20h, e show da cantora e compositora Ellen Oléria, às 22h.

No domingo, a partir das 9h, as propostas finais serão apresentadas e votadas em Plenária, seguida de Solenidade de Encerramento com os convidados do Ministério da Cultura, Governo do Distrito Federal e Secretaria de Cultura.

Na ocasião haverá a posse dos 30 Conselhos Regionais de Cultura eleitos para cada uma das administrações do Distrito Federal e apresentação da Orquestra Popular Marafreboi, composta por um grupo de quinze músicos profissionais todos residentes no Distrito Federal.

Principais Propostas

• Recuperação, revitalização e construção de espaços culturais nas Regiões Administrativas;

• Recuperação, revitalização do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do DF;

• Descentralização dos recursos do FAC e dos recursos de investimento da Secretaria da Cultura do GDF;

• Valorização dos artistas locais, nas programações e eventos promovidos pelo poder público, na realização de cursos de formação e qualificação, entre outras iniciativas;

• Descentralização das ações e projetos da Secretaria de Cultura nas 30 Regiões Administrativas.
Espaço de Convivência
No galpão montado na área externa do Museu da República, haverá restaurante para os(as) delegados(as), espaço para a discussão dos grupos e stands com mostra dos trabalhos dos Pontos de Cultura do DF, da Incubadora de Arte e Cultura da UnB, da produção fomentada pelo FAC, Movimento dos Saraus e Sebos da cidade.

Pré-Conferências
Para a realização da III Conferência de Cultura do Distrito Federal foram realizadas 30 Pré-Conferências Regionais, uma em cada Região Administrativa do DF, 17 Pré-Conferências Setoriais, três Pré-Conferências Livres, com a participação de 3.921 pessoas, entre artistas, produtores culturais e a sociedade civil.
As reuniões realizadas de 26/02 a 14/04, elegeram 395 delegados(as), 30 Conselhos Regionais de Cultura e reuniram cerca de 5.000 propostas que serão discutidas na III Conferência de Cultura do Distrito Federal.
Serviço
III Conferência de Cultura do Distrito Federal
Data: 29/04 (das 19h às 21h30), 30/04 (das 9h às 22h) e 1/05 (das 9h às 12h30)
Local: Museu Nacional – Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto.
Mais informações http://www.conferenciaculturadf.blogspot.com/