terça-feira, 19 de abril de 2011

MinC inicia reuniões da CNIC

As reuniões da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) – grupo que dá pareceres a projetos pedindo autorização para captar recursos via Lei Rouanet – passam a ser itinerantes a partir desta semana. A primeira delas será nos dias 19 e 20/4, em Aracaju (SE).
A iniciativa tem como objetivo dar um caráter menos operacional e mais opinativo aos pareceres da CNIC. Belém (PA), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS) já estão no calendário até o fim do ano. Esses encontros se alternarão com os de Brasília. (Confira o calendário completo aqui).
Além de analisar projetos, os componentes da CNIC assistirão à apresentação da Secretaria de Cultura do Estado e visitarão projetos que tiveram incentivos da Lei Rouanet, de forma a interagir e conhecer mais de perto o que está sendo avaliado, fornecendo subsídios para futuras análises de projetos similares que possam ser apresentados.
Como conseqüência da itinerância, o MinC acredita que produtores culturais ficarão estimulados a apresentar mais projetos para tentar captação por meio de incentivo fiscal, garantindo mais diversificação na natureza e origem dos projetos apresentados.
As reuniões da CNIC continuarão a ter o áudio transmitido ao vivo no site do Ministério da Cultura. Acessando o link, os proponentes e interessados poderão acompanhar as discussões e os pareceres de projetos que serão levados para a plenária pelos integrantes da Comissão. A transmissão em tempo real visa a dar maior transparência às discussões dos projetos nas reuniões.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do MinC