sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Ministério da Cultura divulgou na última semana a pesquisa atualizada dos indicadores nacionais de preços da cultura, levantados segundo parâmetros e técnicas de mercado, de acordo com o mês de janeiro, para as cidades de Brasilia (DF) e Porto Alegre (RS). A pesquisa, utilizada para lastrear e avaliar propostas candidatas à renúncia fiscal pela Lei Rouanet, foi lançada pelo MinC em outubro do ano passado e está sendo atualizada a cada mês.
O levantamento detecta os valores médios de 255 itens, entre serviços e mão de obra do universo da produção cultural. Os itens são os mais diversos, abrangendo desde preços de hospedagem, locação de veículos e espaços, frete e alimentação, até preços de mão de obra de cinegrafistas, coreógrafos, diretores e técnicos em variados segmentos. Até a pesquisa ser lançada, o mercado não dispunha de parâmetros para análises com identificação desses dados.

Os valores apontados constituem-se como referências para o mercado cultural, mas não são preços fixos para as categorias elencadas. Eles resultam do contrato do MinC com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As cidades de Belém (PA), Recife (PE), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), capitais-base da pesquisa, são consideradas como representativas das regiões brasileiras. Entre as fontes consultadas, estão tabelas de sindicatos e associações, de fornecedores e taxas de serviços públicos.

Clique nos links abaixo para acessar os indicadores de preços atualizados:

Serviços
Mão de Obra


*Com informações do site do MinC