segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Histórias de Alice contadas no Fotobarragem de Janeiro

As histórias de Alice, a Kombi que, sob o comando dos fotógrafos Inês Calixto e Franco Hoff, viaja o Brasil registrando histórias narradas por pessoas simples, foram contadas no Fotobarragem de Janeiro, o primeiro encontro de 2012.

O casal, que há um ano e sete meses percorre o interior do país, estava de passagem pela cidade e seguem viagem para Mato Grosso, Rondônia e Acre, onde coletarão novas histórias do povo brasileiro.
Inês Calixto e Franco Hoff (ao centro) junto com integrantes da Lente Cultural. (Foto: Gisele Porcaro)
 Além de Alice e sua tripulação, o Fotobarragem deste mês recebeu duas visitas ilustres. O fotógrafo Greg Newton, que mostrou um breve ensaio sobre o "surf na pororoca", tema que ele documenta há mais de sete anos; e os alunos de fotografia da Escola Brasiliense de Fotografia, coordenada pelo fotógrafo Fernando Bizerra, que trouxeram o seu olhar de aprendiz, e ensinaram que a fotografia está, a cima de tudo, na alma de que a faz.

Greg Newton durante projeção. (Foto: Luiz Alves)

Na projeção on-line, um bate papo com a fotógrafa cearense Sheila Oliveira, que falou sobre a documentação realizada em algumas regiões que cultivam a caranúba. "Desde 2001  venho registrando através de minhas fotos, a imensidão verde dos carnaubais, e as pessoas que vivem de tudo que a carnaúba gera. O trabalhador está presente desde a poda da palha, passando pela lida com esta palha para extrair-lhe o pó e daí a transformação deste pó em cera e seus derivados. A palha também é utilizada pelo artesão para elaboração de chapeis e outras criações que estampam a cultura nordestina", explica Sheila.

Esta edição do encontro, que acontece sempre na última quinta-feira de cada mês na Churrascaria da Barragem, foi registrada pelas lentes 3D do fotógrafo Luiz Alves. Veja abaixo algumas imagens.
Inês Calixto e Franco Hoff durate projeção das viagens realizadas na kombi Alice.

Alice, a kombi viajante.

Fotógrafos em momento descontraído no Fotobarragem.

Hugo, integrante do Candango Fotoclube, durante projeção.

Visita do pequeno Pedro ao Fotobarragem.
  
Alunos da Escola Brasiliense de Fotografia.

Marcela Marinho durante projeção.