segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeção online apresenta fotoclube acreano

A Projeção online do FotoBarragem deste mês, que acontece no próximo dia 26/05, às 19h na Churrascaria da Barragem, em Brasília, apresenta o “PIUM Fotoclube”, o primeiro fotoclube do estado do Acre. Com sede na capital Rio Branco, o grupo foi criado há pouco mais de um ano pelos fotógrafos Guilherme Noronha, Odair Leal, Marco Brozzo, Talita Oliveira, Cínthia Davanzo, Nattércia Damasceno, Alexandre Noronha, Franz Tagore e Dharcules Pinheiro. A proposta do grupo é a troca de experiências e técnicas fotográficas, além da apreciação, produção e discussão da fotografia.




Em parceria com o Centro Acreano de Cultura Hip Hop, através do projeto “Paz na Quebrada”, o PIUM realiza varais fotográficos nos bairros de Rio Branco, com imagens produzidas na própria comunidade. O projeto busca atingir comunidades da periferia levando cultura, música e entretenimento através de atitudes positivas e pró-ativas.

Filiados a organizações nacionais como a Confederação Brasileira de Fotografia – CONFOTO e a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB, o PIUM integra a REDEAMAZÔNIA de Produtores Culturais da Fotografia na Amazônia, tendo participado da sua fundação no ano de 2010, na cidade de Manaus (AM).


FotoclubesO movimento fotoclubista ganhou força no Brasil na década de 40 com a fundação do Foto Cine Clube Bandeirante. Hoje, já são mais de 70 grupos brasileiros que desenvolvem o papel fundamental de formar e aperfeiçoar tecnicamente e conceitualmente fotógrafos brasileiros, em sua maioria amadores, realizando e promovendo cursos, debates, oficinas, mostras, concursos e exposições.

Curiosidade
PIUM, do tupi de “PI-U”, o que “morde derreado”, também é o nome de um “mosquito miúdo, de mordedura mui acre”, muito popular na Amazônia, presente tanto na cidade quanto nos seringais, aldeias e margens dos rios.

Programe-se
FotoBarragem - Edição Especial de aniversário
Dia 26/06, a partir das 19h, na Churrascaria da Barragem do Paranoá
Entrada gratuita. Informações: (61) 8228-8023

Conheça o PIUM Fotoclube - http://www.piumfotoclube.com.br/