quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cultura e questões sociais no FotoBarragem

O fotógrafo paraense Paulo Santos faz sua primeira projeção no FotoBarragem, amanhã, 26/05.  A Festa da Marujada, realizada no município de Bragança, nordeste do Pará, foi o tema escolhido para levar aos participantes um pouco da cultura do Norte.


O festejo em homenagem a São Benedito, tradicionalmente realizado no mês de Dezembro, há mais de 200 anos, tem dois momentos de destaque, a Cavalhada no primeiro dia, seguida pelo Baile dos Marujos e a Procissão de São Benedito, que no segundo dia encerra o ciclo da Marujada.
Mas nem só de cor e alegria se faz a beleza fotográfica. André Coelho, fotógrafo do Jornal O Globo, traz para a tela do FotoBarragem uma questão social bastante presente nas cidades brasileiras e que muitas vezes passa despercebida: a pobreza humana. Desde 2007, André registra moradores de rua que ocuparam a antiga sede da Rede Manchete, no centro do Rio de Janeiro. "Me impressiona a quantidade de crianças que vivem ali no meio do lixo, do abandono", comenta André. Ele tem planos de transformar o material em exposição fotográfica e livro, mas ainda é um projeto para o futuro.
Moradora de rua que vive na antiga sede da Rede Manchete, no RJ.

Quem vai marcar presença também, é o fotojornalista Gustavo Moreno, que traz ao público imagens captadas durante a produção de uma reportagem para o Jornal Correio Braziliense sobre mediunidade. Em 2010, Gustavo acompanhou o trabalho do médium João de Deus, considerado um dos mais importantes em atuação no País. Na casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia/GO, ele atende políticos, celebridades e anônimos do Brasil e de outras 22 nacionalidades.

Operação feita pelo médium João de Deus.

Além desses, teremos projeções de Andressa Anholete, do Jornal de Brasília, Gustavo Miranda, do Jornal O Globo, Débora Amorim, Celso Júnior, do Estadão, Rodrigo Carletti, com projeção de imagens 360º, Jefferson Modesto, Pedro França, entre outros fotógrafos da cidade. E na projeção OnLine o fotoclube "PIUM", do Acre.

O FotoBarragem comemora um  ano de realização e acontece amanhã, quinta-feira, dia 26/5, a partir das 19h na churrascaria da Barragem do Paranoá. Na programação projeções fotográficas e o fotoescambo, com o varal fotográfico.

Programe-se
FotoBarragem - Edição Especial de aniversário
Dia 26/05, a partir das 19h.
Churrascaria da Barragem do Paranoá - A preferida de JK.
Informações: (61) 8228-8023