Fotografia Brasileira Contemporânea
A programação Fotografia Brasileira Contemporânea do 4º FestFotoPoA traz a Porto Alegre trabalhos, fotógrafos e artistas que transitam pelos caminhos consolidados ou experimentais da relação do tempo com a fotografia. Na edição 2010, além de projeções na Sala Mesa de Luz, duas exposições individuais: “Nazaré do Mocajuba”, de Alexandre Sequeira e “Casa Vazia: fotografias do inapreensível”, de Jacqueline Joner, se unem à mostra coletiva “Fotografia Contemporânea: tempo e novos olhares”, com curadoria de Jacqueline Joner e que apresenta um painel da produção de fotógrafos e artistas que vivem e produzem em Porto Alegre.
A Sala Hélio Oiticica tem dois objetivos: homenagear o artista brasileiro e aquilo que o seu pensamento e ação de livre criação representam para as artes visuais, e ao mesmo tempo apresentar uma seleção de trabalhos projetados, de fotógrafos brasileiros que trabalham com a mesma sintaxe criativa. Mais do que a geometria, é o movimento que conduz esses trabalhos e demarca o território fotográfico no campo da arte.
O “Encontros com o autor” apresenta fotógrafos cujas obras têm como traço comum a busca pela amplitude de possibilidades. Alexandre Sequeira transforma o documental em uma experiência de interatividade; o grupo gaúcho Baita Profissional transita pelas experimentações documentais e ficcionais; Eder Chiodetto transcende o conceito de autoria ao abordar além da sua própria produção, a experiência de curadoria que busca “uma outra autoria” ao alinhar a obra de outros fotógrafos a uma linha de experiência única; Thomaz Farkas, homenageado do festival, remarca sua atuação e importância na Fotografia Moderna Brasileira e na atuação de pensador contemporânea; Andreas Valentim expõe suas experiências com Helio Oiticica nas décadas de 70 e 80 e o retorno ao documental nos anos 90; Walter Firmo, mestre da surpresa tonal, chega com toda sua provocação lírica e sua marcante brasilidade, cuja capital é o mundo; e Mariano Klautau, vem de Belém, com talento e coragem para abordar a obra de um dos nossos mais importantes artistas da atualidade: Miguel Rio Branco.
Exposições:
“Nazaré do Mocajuba” – Alexandre Sequeira
“Casa Vazia: fotografias do inapreensível” – Jacqueline Joner
“Fotografia Contemporânea: tempo, novos olhares”:
Mostra Coletiva com exposições de Fernando Schmitt, Julio Appel, Gustavo Diehl e Tiago Coelho, instalação de Denise Helfeinstein e projeções de Larissa Madssen, Carolina Kazue, Cristiano Lenhardt e Fernanda Gassen.
Abertura: dia 6 de abril às 19 horas – para convidados
Exposição: de 7 de abril a 2 de maio de 2010, de 3ª a 6ª das 10 às 19 Horas. Sábados, Domingos e feriados das 11 às 18 horas. Entrada franca.
Projeções – Fotógrafos convidados:
Tom Lisboa, Guy Veloso, Eneida Serrano, Melina Resende, Leticia Lampert, Fernanda Oliveira, Dirceu Maués, Francisco de Paula Vieira, Marcos Bonisson, Daniel Marenco, Alberto Bitar, Eduardo Seidl e Grupo Baita Profissional.
Encontros com o autor:
Dia 7 de abril/Quarta-feira:
18:00 às 19:30 – Encontros com o autor – Alexandre Sequeira (PA).
Dia 20 de abril/Terça-feira:
16:00 às 17:30 – Encontros com o Autor – Grupo Baita Profissional (Porto Alegre).
18:00 às 19:30 – Encontros com o Autor – Eder Chiodetto (SP).
Dia 21 de abril – Quarta-feira:
18:00 às 19:30 – Encontros com o autor – Thomaz Farkas (SP) – Homenageado do 4º FestfotoPoA.
Dia 22 de abril – Quinta-feira:
14:00 às 15:30 – Encontros com o Autor – Andreas Valentim (RJ)
Dia 23 de abril – Sexta-feira:
18:00- 19:30 – Encontros com o Autor – Walter Firmo (RJ).
Dia 24 de abril – Sábado:
16:00 às 17:30 – Miguel Rio Branco: A tensão da Imagem – Palestra de Mariano Klautau (PA).
Sala Hélio Oiticica
Uma seleção de trabalhos de artistas convidados pelo 4º FestFotoPoA, com curadoria do Coletivo Cia de Foto. Confira a programação no link Projeções.
Projeções diárias, de 7 de abril a 2 de maio
Entrada franca – 3ª à 6ª das 10 às 19 horas.
Sábados, domingos e feriados das 11 às 19 horas.
Onde: Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 Praça da Alfândega – Porto Alegre
Tel.: 51 32875500
O 4º FestFotoPoA é uma promoção do Santander Cultural.
Produção e realização: Estúdio Brasil Imagem
Correalização: Alice – Agência Livre para informação, cidadania e educação.
Patrocínio Master: Santander
Patrocínio: Funarte
Apoio: Instituto Moreira Salles, Aliança Francesa, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Fundação Henri Cartier-Bresson.
Brasília Submersa
Há 11 anos