Três décadas de Amazônia retradas em exposição fotográfica

Mostra do fotógrafo Paulo Santos chega a Brasília, no Museu Nacional da República

MÊS DA FOTOGRAFIA 2012

Centro Oeste: o homem, a cultura e o meio

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

Visite nossas galerias virtuais

PROJETOS CULTURAIS

Consultoria e execução de exposições, publicações e projetos culturais

FOTOBARRAGEM FEVEREIRO

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Imagens sem Fronteiras, fotógrafo Paulo Nunes dos Santos


 Próxima exposição: Paulo Nunes dos Santos

No dia 27 de julho, começa a temporada de atrações internacionais no projeto Imagem sem Fronteiras. O português Paulo Nunes dos Santos, residente na Irlanda, lança na Galeria Olho de Águia a exposição Áreas de ConflitoEm breve, mais informações.

.

Fotógrafo Araquém Alcântara ministra workshop Introdução a Fotografia de Natureza

Introdução a Fotografia de Natureza

Com Araquém Alcântara

De 08 a 10 de Setembro de 2012
Local: Balneário Camboriú - Santa Catarina

Em contato com a Natureza

O workshop é composto de uma aula teórica, duas aulas práticas para produção de imagens em campo e termina com uma aula de avaliação, na qual os trabalhos são cuidadosamente analisados. Os participantes terão a oportunidade de discutir erros e acertos com Araquém e entre si, perceber os vícios do olhar e aspectos mais subjetivos, como a composição, o enquadramento, a perspectiva, a superfície, os valores.
Além do aprimoramento técnico e do desenvolvimento da criatividade, os encontros sempre têm em vista a formação de uma consciência preservacionista. Araquém ensina a postura correta no ambiente natural, a atenção aos sinais que vêm da mata e dá dicas de como flagrar a rotina dos bichos. A luz natural, um dos traços de seu trabalho, é observada e comentada na sala de aula ideal: a natureza brasileira. Equilíbrio, para se conseguir uma boa foto.
E vale dizer, nessas vivências aprende-se muito sobre equilíbrio e paciência, respiração e foco - o da câmera e o do fotógrafo. Ninguém volta o mesmo.

O palestrante abordará também:

Equipamento, luz, composição, abordagem, volume, enquadramento e demais técnicas fotográficas. Esse diálogo retorna na grande aula de análise, no encerramento do workshop.

Prática:

Você acompanhará Araquém Alcântara em ação durante horas, com muita prática. Esteja preparado para sair para fotografar muito. Use calçados confortáveis, tenha com você uma garrafa com água para se manter hidratado(a) e evite levar equipamento além do necessário.

Objetivo:

Ensinar o aluno a realizar melhores fotos da natureza, de gente e da vida selvagem.

Pré-requisitos e equipamentos:

Não é necessário conhecimento prévio de técnicas fotográficas, mas é indispensável que o aluno tenha uma câmera reflex com lentes cambiáveis.

Programação:

Confira o cronograma preliminar (sujeito a alterações):
Data:
Atividade
Início
Término
Observação:
08 de Setembro
Credenciamento
08:00
08:30
Aula Inaugural
Local: PHOTOS TRAINING
08:30
12:00
Coffe break
10:00
10:15
Intervalo para Almoço
12:00
14:00

EM CAMPO - Etapa 1
Captação de Imagens - Local a confirmar
14:00
17:00
Traslado da PHOTOS TRAINING para o local da prática
Retorno a PHOTOS TRAINING
17:00

09 de Setembro
EM CAMPO - Etapa 2
Captura de Imagens no
Parque Unipraias
04:00
18:00
Traslado da PHOTOS TRAINING para o local da prática
Coffee break no local
Horário a definir
Intervalo para Almoço na
Praia de Laranjeiras
12:00
14:00

Retorno a PHOTOS TRAINING
18:00


10 de Setembro
Aula de Avaliação
Local: PHOTOS TRAINING
08:00
12:00
Coffe Break
10:00
10:15
Encerramento
Local: PHOTOS TRAINING
12:00

Investimento:

Valor do Workshop:
Inscrições à vista com desconto R$ 1.000,00, ou pagamento facilitado em
2x de R$ 600,00 (1ª parcela na inscrição, 2ª parcela em 30 dias).

Vagas: 25 participantes.

Quem é Araquém Alcântara?

Araquém, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país.
Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da Natureza e do Povo brasileiro.
Seu trabalho, de notoriedade internacional, tornou-se hoje uma referência nacional e fonte de inspiração para os novos fotógrafos.
Em sua vasta produção constam 42 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 5 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
É o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial para a National Geographic Society denominada “Bichos do Brasil”
Entre seus prêmios mais importantes destacam-se o Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza – categoria Humanidade, 2007; Prêmio Fernando Pini, de melhor livro de arte do ano, com a obra “Mar de Dentro”, 2007; Prêmio Jabuti para o livro “Amazônia”, na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, 2006; Prêmio “Von Martius” da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, categoria Natureza, 2002; Prêmio Abril de Jornalismo nos anos 1998,2001 e 2010; Prêmio Aquisição da Coleção MASP- Pirelli em 1996; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes-APCA, pela exposição “Saudade Moderna”, na reinauguração da Pinacoteca do Estado, em 1986 e o Prêmio Unicef “Presença da Criança nas Américas”, Colômbia, 1981.
Em 1997 lançou, após dez anos de pesquisas, “Terra Brasil” o livro de fotografias mais vendido no país. Atualmente na décima segunda edição, a obra já ultrapassou a casa dos 80 mil volumes comercializados. Possui fotos em acervos de vários museus e galerias do mundo, entre eles o Museu do Café, em Kobe, Japão; Centro Cultural Georges Pompidou em Paris, Museu Britânico em Londres, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.
Em 2001, foi escolhido pelo The British Museum, de Londres, para produzir a capa do livro “Unknown Amazon”, que acompanhou uma grande exposição etnográfica sobre a Amazônia. Neste mesmo ano, foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores para realizar a exposição: “Mudanças Climáticas”, no Memorial da América Latina em São Paulo, e, também como convidado do Ministério do Meio Ambiente realizou no Jardim Botânico do Rio de Janeiro a exposição “Parques Nacionais do Brasil”
Em 2009 foi agraciado com a mais importante comenda do Exército, Medalha do Mérito Militar, pelos serviços prestados à cultura do Brasil.
Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é hoje, um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país.