Três décadas de Amazônia retradas em exposição fotográfica

Mostra do fotógrafo Paulo Santos chega a Brasília, no Museu Nacional da República

MÊS DA FOTOGRAFIA 2012

Centro Oeste: o homem, a cultura e o meio

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

Visite nossas galerias virtuais

PROJETOS CULTURAIS

Consultoria e execução de exposições, publicações e projetos culturais

FOTOBARRAGEM FEVEREIRO

terça-feira, 27 de março de 2012

FotoLata em Quadra


O fotógrafo José Rosa apresenta suas criações em Pinhole no FotoBarragem do dia 29 de março, com início a partir das 19 hs, na Churrascaria da Barragem do Paranoá. 

Aproveitando o lançamento do seu projeto Fotolata em Quadra, José Rosa apresenta uma série de fotografias de Brasília produzidas na lata, como ressalta, com a técnica do Pinhole. 



José Rosa fala que o projeto Fotolata em quarda é uma proposta de juntar fotógrafos que queiram mostrar seus trabalhos, em espaço aberto, interagindo com moradores nas quadras de Brasília. 

Lembra que os visitantes poderão entender como se forma a imagem na fotografia, conhecendo o trailer Fotolata, que é uma enorme câmera fotográfica.

O projeto será realizado na SQS 316, ao lado da banca de revistas, nos dias 30 de março e 1 de abril de 2012.

Serviço
FotoBarragem - Março 2012
Data: 29/03/2012
Horário: a partir das 19 hs
Local: Churrascaria da Barragem do Panoá - Churrascaria JK
Informações: Carol Peres - (61) 8228-8023 / cperes@hotmail.com

segunda-feira, 26 de março de 2012

Jarbas Agnelli fala sobre a produção do vídeo “The city of samba”, no Fotobarragem de Março


Video foi produzido usando a técnica de tilt shift.


A próxima edição do Fotobarragem será realizada no dia 29/03, quinta-feira, a partir das 19hs na Churrascaria Paranoá. Na projeção on-line o artista brasileiro Jarbas Agnelli, fala ao público sobre o vídeo “The city of samba”, produzido com a técnica de tilt shift e time-lapse, em parceria com o fotógrafo australiano Keith Loutit. Em 1 mês, o vídeo teve mais de 1 milhão de views na página pessoal de Agnelli no site Vimeo.

As imagens utilizadas no vídeo foram captadas no Rio de Janeiro durante o carnaval e ao longo de 2011. Ao todo foram feitas 169 mil fotografias, que geraram 416 sequências de time-lapse. Em estúdio foram gravados músicos tocando violinos, violas, cellos e baixos, que fazem na trilha sonora o papel de tamborins, pandeiros, chocalhos, reco-recos, repeniques, caixas e surdos. A idéia de Jarbas foi de transportar para instrumentos de orquestra os ritmos da bateria de uma escola de samba, sem o uso de nenhum instrumento de percussão.

Assim como o tilt shift e o time-lapse colocam as imagens do carnaval em outra dimensão, também a trilha sonora transporta o samba enredo para outro universo, afirma.

Fundador da empresa AD Studio e diretor de mais de 250 comerciais, Agnelli utiliza técnicas de filme, fotografia, ilustração e música para comunicar suas idéias. Sua carreira começou na década de 80 como ilustrador e logo se tornou diretor de arte, trabalhando em grandes agências brasileiras.



Espaço democrático 

Para quem ainda não esteve presente em nossos encontros, o Fotobarragem reune fotógrafos, profissionais e amadores, para apreciar, discutir e difundir a arte fotográfica nos seus mais variados formatos. 
Noite de projeções. Foto: Jefferson D. Modesto
Regada a muito bate-papo e arte, as noites de projeção acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, a partir das 19hs, e funciona assim: você leva o seu pen-drive com mais ou menos 20 fotos e projeta! A cada edição, um profissional, que esteja fora do Distrito Federal, é convidado para participar da Projeção on-line.

O espaço é aberto para todos, profissionais, amadores, amantes e apaixonados pela fotografia. Leve sua arte, sua música, sua poesia, sua dança, sua presença!

Foto: Jefferson D. Modesto
 
Serviço
FotoBarragem - Março 2012
Data: 29/03/2012
Horário: a partir das 19hs
Local: Churrascaria Paranoá (Barragem do Lago Paranoá)
Informações: Carol Peres -             (61) 8228-8023       /  cperes@hotmail.com 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Unesco de olho em Brasília

Esplanada dos Ministérios. (Foto: Eraldo Peres)
Uma missão de monitoramento do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) realizam, até sábado (17), em Brasília, trabalho de avaliação sobre o estado de conservação da cidade. O objetivo é verificar se há condições de a capital ser mantida na lista de Patrimônio Mundial.

Nas reuniões, os especialistas vão avaliar os projetos sobre as áreas tombadas, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e as ações de fiscalização na região central, além de políticas públicas. Para o governo do Distrito Federal (GDF), a preservação do título de Brasília como patrimônio da humanidade é considerada prioridade.

O GDF informou que no fim do ano passado o PPCub estava em fase de conclusão. Em 2012, foi instituído pelo governo local o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade - título concedido em 1987. O PPCub envolve a preservação, o planejamento e a gestão do conjunto urbanístico de Brasília.

A missão da Unesco e do Icomos vai avaliar ainda se estão mantidas as características fundamentais das superquadras, que definem por exemplo a predominância de áreas livres arborizadas e equipamentos de uso comunitário, como os parquinhos para as crianças. Também vai observar se nos arredores do Lago Paranoá há áreas para recreação, lazer, cultura, esporte e turismo.

Serão observados ainda se o plano original de Brasília, definido por Lúcio Costa para setores destinados apenas às casas e prédios com menos de seis andares, é respeitado. Também será analisada a área que é comercial – se os espaços verdes obrigatórios são preservados.

De acordo com o GDF, Brasília detém a maior área tombada do mundo (112,25 quilômetros quadrados), sendo o único bem contemporâneo que faz parte da lista de Patrimônio Mundial. No esforço de manter o título, concedido há 25 anos, o governo local criou um comitê executivo para cuidar exclusivamente do tema.

por Agência Brasil